Módulo 10 - Cor

As cores fazem parte da tua vida.
Cláudia Moreira
Design gráfico | Módulo 10 | 29/09/2011



A cor resulta da existência da luz.
Portanto, com a ausência de luz não existem cores, existe apenas a cor negra.





Classificação das Cores


Cores Primárias:




As cores primárias designam-se por serem cores puras, cores independentes que não se podem decompor, ou seja, não  derivam da mistura de outras cores.
A junção das três cores primárias em simultâneo resulta o preto, a esta mistura chama-se "mistura subtractiva de cores".


Cores Secundárias:




As cores secundárias designam-se por ser mistura de duas cores primárias em quantidades iguais.


Amarelo + Azul Ciano = Verde
Amarelo + Magenta = Laranja
Azul Ciano + Magenta = Violeta


Da mistura destas três cores resulta o branco ao qual dá-se o nome de "mistura aditiva", uma vez que a cor resulta das somas de outras, sem perder 
as suas qualidades.


Cores Complementares:



As cores complementares são as cores opostas no círculo cromático.

Os pares básicos (cores primárias e secundárias) de cores complementares são o verde/magenta, o azul ciano/laranja e amarelo/violeta.
Estas cores são usadas para dar força e equilibrio a um trabalho criando contrastes. Raramente são usadas apenas cores complementares num trabalho.
As cores complementares são as que mais contraste tem entre si.






Cores Frias:














As cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu e as árvores, que nos transmitem a sensação de frio.

Cores Quentes:














As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo, que nos transmitem a sensação de calor.

Círculo Cromático

Trata-se de uma representação das cores do espectro visível, mostrando suas formações através das primárias e as relações entre si.





Legenda:
1-12: Matizes
3, 7, 11: Cores-luz primárias / Cores-pigmento secundárias
1, 5, 9: Cores-pigmento primárias / Cores-luz primárias
2, 4, 6, 8, 10, 12: Cores terciárias
A: Cores Complementares
B: Cores quentes
C: Cores frias
D: Cores análogas
E: Escala de neutralização




Modelo aditivo – a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelho, verde e azul indicam a presença da luz ou a cor branco. Assim se explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.


Modelo substrativo – a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-se à luz, a ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim reflectido. Assim se explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e reflectem outros.



O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul.


Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. Como este modelo é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas.


As aplicações do modelo RGB estão associados à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.

O modelo CMYK é constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo á mistura de cores.


Este modelo baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas para redução de outras á luz que incide na superfície de um objecto.


Este modelo utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem certas cores e reflectem outras.



O modelo Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores que também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.
Pode-se dizer que o Pantone é um Tabela com mostras de diversas cores com uma numeração específica que serve de referencia para o impressor identificar a cor e “fazer” um cor “pura” a 100%, isto é, uma cor que não é feita por combinação de pigmentos no papel, mas que é aplicada como ela é, e assim alcançando a tonalidade de cor exata e sem variação.
Sendo muito utilizada na impressão gráfica para alcançar a cor exata, seja onde for, principalmente em logótipos onde a cor é muito importante. Porém a utilização do padrão Pantone é bem mais caro que o CMYK.


Significado das Cores


preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.


branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.


cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.


Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.


Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.


Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.


Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.


Verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.


Verde claro significa contentamento e protecção.


O Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.


Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.


Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.


Azul escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.


Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.


Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.


Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.


Lilás, significa espiritualidade e intuição.


Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.


Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.


Salmão está associado à felicidade e à harmonia.


O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.


Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Bibliografia:

Penulis : Cláudia Moreira ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel Módulo 10 - Cor ini dipublish oleh Cláudia Moreira pada hari quinta-feira, 29 de setembro de 2011. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 1comentários: di postingan Módulo 10 - Cor
 

1 comentários:

  1. Gostei bastante da pesquisa elaborada e da forma como a associou às imagens...

    ResponderEliminar