A Publicidade depende do Marketing e vice-versa
Design Gráfico, Modulo 12, 15 - 11 - 2011
Muitas pessoas confundem publicidade com marketing, ou vice-versa. Embora os dois sejam importantes, eles são muito diferentes.
Publicidade: O anúncio pago, público e, impessoal de uma mensagem convincente por um patrocinador identificado, a promoção ou apresentação impessoal de uma empresa, dos seus produtos aos seus clientes existentes e potenciais.
Marketing: O planeamento sistemático, execução e controlo de um mix de actividades de negócio, destinado a reunir compradores e vendedores para a troca mútua e vantajosa da transferência de produtos.
Diferença entre Publicidade e Marketing
A publicidade é um único componente do processo de comercialização. É a parte que envolve transmitir a palavra sobre o seu negócio, produtos ou serviços. Envolve o processo de desenvolvimento de estratégias como a colocação de anúncios, frequência, etc. A publicidade inclui a colocação de um anúncio em médias como jornais, direct mail, outdoors, televisão, rádio e, claro, a Internet.
A publicidade é o maior gasto da maioria dos planos de marketing, relações públicas e a seguir, a pesquisa de mercado que não fica muito atrás.
A melhor maneira de distinguir entre a publicidade e o marketing é pensar em marketing como sendo um bolo, dentro desse bolo tem fatias de publicidade, pesquisa de mercado, planeamento de média, relações públicas, atribuição de preços dos produtos, distribuição, suporte ao cliente, estratégia de vendas e participação comunitária. A publicidade só equivale a uma fatia do bolo (na estratégia). Todos estes elementos devem não só trabalhar de forma independente, mas também devem colaborar para o objectivo maior. Marketing é um processo que leva tempo e, pode envolver horas de pesquisa para obter um plano de marketing eficaz.
Pense em marketing como tudo o que uma organização faz para facilitar o intercâmbio entre a empresa e o consumidor.
Publicidade serve o duplo propósito de espalhar a palavra sobre sua a organização e as suas actividades envolvendo os seus membros a trabalhar para o bem do grupo.
A publicidade eficaz exige que procuremos saber quem, provavelmente, estará mais interessado no que a empresa oferece e como fará para os alcançar. Não existe uma fórmula, cada organização terá de desenvolver os seus melhores métodos de divulgação de eventos.
Historia e Publicidade da Super Bock:
9 de Novembro de 1927 - Nascimento da marca Super Bock;
1967 - Surgem os primeiros anúncios, desde logo, apresentam a Marca com uma característica que ainda hoje perdura: forte valorização do produto e o reconhecimento da sua qualidade superior;
1977 - Primeira medalha de Ouro - Monde Selection de lá Qualité;
1969
1970
1971
1972
1977
1979
1992 - Líder no mercado Português de Cerveja;
- A década de 80 dá origem a um novo conceito de comunicação:
“Momentos Super Bock” e inaugura uma nova era na linguagem da Marca.
A assinatura “Super Bock. Sabor Autêntico” é então introduzida na comunicação.
“Momentos Super Bock” e inaugura uma nova era na linguagem da Marca.
A assinatura “Super Bock. Sabor Autêntico” é então introduzida na comunicação.
1993
1994
1995 - 1º Super Bock Super Rock em Portugal, a aposta nesta área faz com que a música seja hoje um dos temas nucleares da Marca;
- A Super Bock passa a associar-se a um dos grandes momentos da vida de todos os estudantes: a Queima das Fitas.
1996
1997
1998 - Patrocinadora da EXPO'98
1999
2000
2001
2002 - 75º Aniversario do lançamento da cerveja Super Bock;
- Super Bock Super Rock chega a Espanha;
2003 - Super Bock inicia um ambicioso de inovação com o lançamento de novas cervejas;
2004
2005 - 1º Super Bock Super Rock em Angola
- Lançamento máquina SB XpresS
2006 - É lançada pela 1ª vez uma inovação que abrangeu também o packaging, com o sistema pull off, único em Portugal;
2007 - Lançamento cerveja sem alcool;
- Super Bock em garrafa de alumínio;
2008 - Lançamento SB Abadia Gold e Rubi
2009
2010
2011
A marca apostou no desenvolvimento de uma nova garrafa Tara Retornável com o objectivo de minimizar os impactos ambientais. Para incentivar o consumidor à sua utilização, a Super Bock apostou num design mais apelativo.
Anúncios Super Bock:
José Carlos Campos | Director criativo da campanha Super Bock
http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas/detalhes.php?id=67
A Super Bock tem mantido sempre uma coerência gráfica e boas ideias (baseadas sempre em ironia, trocadilhos inteligentes e adaptabilidade a eventos ou épocas do ano). Isto provoca no espectador um sorriso e o pensamento: "depois de tanto tempo ainda conseguem inventar coisas novas?... como é que será o próximo anúncio?". Perante isto considero que esta marca tem uma boa campanha publicitaria.
A Super Bock tem mantido sempre uma coerência gráfica e boas ideias (baseadas sempre em ironia, trocadilhos inteligentes e adaptabilidade a eventos ou épocas do ano). Isto provoca no espectador um sorriso e o pensamento: "depois de tanto tempo ainda conseguem inventar coisas novas?... como é que será o próximo anúncio?". Perante isto considero que esta marca tem uma boa campanha publicitaria.
Site da Super Bock:
http://www.superbock.pt/sb/pt.aspx?session=yp5pzr5s1hrsbnbschlwippn
Netografia:
http://www.slideshare.net/Exponor/super-book
Cartaz de Dança
O objectivo deste módulo era criar um cartaz para o grupo de dança da ESRP, foi-nos dada a informação necessária para a realização do cartaz, onde consistiam os filmes assim representados.
Neste modulo consegui concretizar todos os objectivos pedidos e superar as dificudades que surgiram. Penso que tenho uma boa pesquisa e um cartaz bem elaborado, por isso auto avalio-me com 18.
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